ÁSIA: ​As bolsas asiáticas avançaram durante a madrugada após Dow Jones fechar acima dos 20.000 pontos pela primeira vez na quarta-feira, estimulado por esperanças de que a administração do presidente Donald Trump implementará medidas como cortes nos impostos, em gastos fiscais, implementará regulamentações migratórias, entre outras ações prometidas em sua campanha eleitoral.

No Japão, o Nikkei subiu 1,81%, estendendo os ganhos de quarta-feira. Atravessando o Estreito da Coreia, o Kospi subiu 0,81% e em Hong Kong, o índice Hang Seng subiu 1,41%.

Na China continental, as bolsas também fecharam em alta, com investidores fechando posições antes do feriado do Ano Novo Lunar​. O aumento dos lucros no setor industrial da China desacelerou em dezembro, indicando que a economia do país ainda enfrenta ventos contrários apesar do crescimento melhor do que o esperado no quarto trimestre, crescendo 2,3% em dezembro em relação a um ano atrás, mas bem menor que o ganho de 14,5% registrado em novembro. A desaceleração foi devido principalmente à flutuação dos preços do petróleo e reestruturação das empresas. Em 2016, os lucros industriais subiram 8,5%.

Pequim também divulgou que registrou um déficit comercial de US $ 26,1 bilhões em dezembro, maior que o déficit de US $ 25,4 bilhões de novembro. Ainda em dezembro, a China registrou um superávit comercial de serviços e commodities de US $ 17,9 bilhões no mês, em comparação com um superávit de US $ 20,5 bilhões em novembro. O Shanghai Composite terminou 0,31% maior e o Shenzhen Composite avançou 0,69%. ​

Mercados na Austrália, Índia, Taiwan e Vietnã ficaram fechados por conta de feriados, enquanto que os mercados da China, Coreia do Sul, Taiwan e Vietnã ficarão fechados na sexta-feira, com a China voltando a operar apenas na próxima quinta-feira.​

No mercado de câmbio, o dólar enfraqueceu ante uma cesta de moedas, para 99,84. O iene se fortaleceu contra o dólar, obtendo ganhos a 113,37 enquanto o dólar australiano foi negociado a US $ 0,757.

No mercado de commodities, durante o horário do pregão asiático, o ouro ficou sob pressão, sendo negociado a $ 1,199.45 a onça, abaixo dos níveis acima de $ 1.217 vistos no início da semana, enquanto o petróleo também foi negociado em alta.

EUROPA: Os mercados europeus avançam na manha desta quinta-feira, ampliando o sentimento de alta que levou o Dow Jones a um recorde histórico.​ O pan europeu Stoxx 600 abriu em alta de 0,4% com a maioria dos setores negociação positiva. O índice atingiu seu maior nível desde dezembro de 2015 na quinta-feira, de acordo com a Reuters.

Ações da empresa suíça Actelion figura no topo do índice de referência europeu, com uma alta de mais de 20%, depois que a Johnson & Johnson (NYSE:JNJ) anunciou que está comprando a empresa por US $ 30 bilhões, enquanto Daily Mail opera na outra extremidade do benchmark, com uma queda de 7% depois de cortar a previsão de receita para sua divisão de informações.

Enquanto isso, os investidores estão focados nos relatórios de ganhos corporativos. Os papeis da empresa de comunicação sueca Ericsson sobem 6,5% apesar de cortar seu dividendo de 2016 e a receita conseguir superar as expectativas dos analistas. Diageo (LON:DGE) e Nordea sobem depois de mostrar lucros melhores do que o esperado, no entanto a Unilever (LON:ULVR) segue em direção contrária, com suas ações caindo 4%, depois que a empresa disse que as condições de mercado devem continuar “difíceis”. Sky registrou queda de 9% no lucro operacional, porém, a empresa está em negociações com a Discovery Communications (NASDAQ:DISCA) para um novo acordo e suas ações movem-se em ligeira alta.

A taxa de desemprego na Espanha caiu para 18,63% no quarto trimestre de 2016, o menor nível desde o final de 2009, menor do que os 18,91% do terceiro trimestre, mas ainda assim a taxa de desemprego na Espanha continua a ser uma das mais altas da Europa. Segundo o primeiro-ministro do país, Mariano Rajoy, líder do Partido Popular Conservador, fazer com que mais espanhóis voltem ao trabalho é uma de suas prioridades. IBEX 35 opera em alta.

No Reino Unido, o FTSE 100 busca uma direção nesta quinta-feira, com apenas os setores financeiros e de saúde em ascensão. O índice subiu 0,2% na quarta-feira, quando marcou a primeira alta em cinco sessões. A Anglo American (LON:AAL) divulgou um aumento na produção do quarto trimestre em todas as divisões, exceto no do cobre. A mineradora disse que sua produção de diamantes subiu 10% para 7,8 milhões de quilates nos três meses encerrados em 31 de dezembro de 2016 em comparação com o mesmo período de um ano atrás. A produção de minério de ferro de Kumba subiu 9% no ano para 11,9 milhões de toneladas, enquanto a produção da Minas-Rio aumentou 49% para 4,9 milhões de toneladas. A produção de platina subiu 2% no ano para 610.100 onças, enquanto a produção de cobre caiu 19% no ano para 146.600 toneladas no quarto trimestre. A produção de cobre caiu apesar das dificuldades de produção em Los Bronces no Chile e ao impacto de greves em Los Bronces e El Soldado​. Suas ações caem 0,6%. Entre outros pares do setor, Antofagasta (LON:ANTO) cai 1,1% e Glencore (LON:GLEN) recua 1% e entre as gigantes, BHP Billiton cai 1,3% e Rio Tinto (LON:RIO) sobe 0,2%.

AGENDA DO INVESTIDOR:
EUA:
11h30 – Unemployment Claims (número de pedidos de auxílio-desemprego);

11h30 – Goods Trade Balance (diferença entre exportação menos importação de bens);
13h00 – Business Inventories (relatório sobre as vendas e os estoques do setor atacadista);
12h45 – Flash Services PMI (estimativa inicial do Índice PMI, fornecendo indicadores precedentes para dados finais do PMI de Serviços);
13h00 – New Home Sales (número de casas novas com compromisso de venda);
13h00 – CB Leading Index (ou Índice de Indicadores Antecedentes, relatório que compreende 10 índices já divulgados no país e que resumem a situação da economia americana e servem como prévia para o desempenho da economia);

ÍNDICES FUTUROS – 7h30:
Dow: +0,21%
SP500: +0,11%
NASDAQ: +0,23%

OBSERVAÇÃO: Este material é um trabalho voluntário, resultado da compilação de dados divulgados em diversos sites da internet que são aqui resumidos de maneira didática para facilitar e agilizar a compreensão do leitor. O texto da sessão asiática está no tempo passado e a europeia no presente devido ao horário em que este relatório é redigido. Atentem-se para o horário de disponibilização dos dados.
As bolsas mundiais avançam após Dow ultrapassar finalmente os 20.000