Vários especialistas, em particular aqueles do segmento das “finanças tradicionais”, creem que o mercado de moedas digitais está em uma espécie de bolha especulativa, pois, a constante valorização destas moedas fez com que a capitalização do mercado de moedas digitais atingisse atualmente o patamar de US$ 500 bilhões.

Em dezembro de 2016, um ano atrás, a capitalização de mercado total era cerca de US$ 15 bilhões. A recente capitalização de mercado aponta para uma valorização de mais de 3000%.

Contudo, existem alguns sinais de que esse mercado pode não ser uma bolha. Alguns analistas defendem que tendências tecnológicas geralmente seguem a chamada “curva S” que nasce de um modelo matemático onde se tem a descrição do comportamento de uma tecnologia desde sua introdução, crescimento e maturidade. Seguindo esta linha de raciocínio a curva S é uma ferramenta conceitual que utiliza dois parâmetros representando graficamente a sua relação.

Neste tipo de modelo temos que as “adoções” crescem devagar em primeiro momento, depois aumentam em uma ascendente quase vertical e posteriormente se estabilizam quando a adoção em massa é alcançada.

Portanto, o capital simplesmente abandona o menos eficiente e migra para esta tecnologia substituta que apresenta um futuro mais promissor, propondo soluções inovadoras por meio de uma nova proposta que os clientes desejam contratar com maior valor percebido.

Por Andre Alvarenga

Cripto Moedas: Curva S ou Bolha Especulativa?