ÁSIA: ​Em dia de cautela, mercados da Ásia fecharam sem direção nesta quinta-feira, com investidores aguardando o início do governo do presidente eleito Donald Trump, embora as ações japonesas tenham subido à medida que o dólar se fortaleceu, em meio aos comentários da presidente da Reserva Federal, Janet Yellen, que foram interpretados como “hawkishly”.​

ONikkei do Japão subiu 0,94%, com ações de exportadores recebendo impulso ante um iene mais fraco. A moeda japonesafoi negociada a 114,59 contra o dólar, ante 113,00 da sessão anterior.​ Destaque para as ações da Toshiba que caíram 15,98% após um jornal financeiro informar que as perdas no negócio da energia nuclear da empresa poderia exceder ¥ 500 bilhões e estava considerando cair fora de seu negócio de semicondutores e vender uma participação parcial na unidade americana Western Digital.

Na Coreia do Sul, o Kospi fechou em alta de 2,25%. As ações da Samsung Group subiram na abertura do pregão depois que um tribunal rejeitou o mandato para prender o chefe do conglomerado, Jay Y. Lee, em meio a um suposto envolvimento em um escândalo de corrupção que virou motivo de impeachment da Presidente Park Geun-hye. A Reuters informou que o Ministério Público da Coreia do Sul ainda não decidiu se faria outro pedido de prisão para o Lee da Samsung, depois que o pedido anterior foi rejeitado pelo tribunal.

Na Austrália, o ASX 200 avançou 0,24%. A taxa de desemprego da Austrália subiu para seu nível mais alto em seis meses em dezembro pelo segundo mês consecutivo, atingindo uma alta de 5,8% em dezembro, ante 5,7% em novembro. Para o Reserve Bank of Australia, os dados podem aumentar as dúvidas sobre a provável força de uma recuperação esperada na primeira retração do país em mais de cinco anos. Entre as mineradoras australianas, BHP Billiton subiu 0,4%, Rio Tinto (LON:RIO) avançou 0,6% e Fortescue fechou em alta de 2,4%.

No continente chinês , o Shanghai Composite recuou 0,36% e o Shenzhen Composite escorregou 0,38%, enquanto em Hong Kong, o índice Hang Seng declinou 0,21%.

EUROPA:​ Os mercados europeus abriram em alta, mas as principais bolsas perdem terreno nesta manhã de quinta-feira, com investidores preferindo aguardar o discurso do presidente do Banco Central Europeu, Mario Draghi e avaliar as declarações da presidente do Federal Reserve dos Estados Unidos, Janet Yellen. O pan europeu Euro Stoxx 500 sobe 0,08%.

O foco hoje é sobre o Banco Central Europeu e espera-se que o banco central mantenha sua taxa de refinanciamento na mínima recorde de 0,0% e a taxa de depósito em -0,4%. O BCE disse em dezembro​ que estará reduzindo o ritmo de compra mensal de títulos para 60 bilhões de euros a partir de abril. Apesar dos analistas não esperarem mudanças na política monetária do BCE, estarão procurando detalhes sobre como isso pode mudar ao longo do ano.

O setor bancário que lidera os ganhos no início do pregão. O italiano UBI Banca sobe cerca de 4%, depois de assinar um acordo para comprar três pequenos bancos italianos, enquanto um número de bancos com sede no Reino Unido, incluindo Lloyds e HSBC, consideram abrir filiais em outros países europeus, como opção ao Brexit, onde a Grã-Bretanha se prepara para deixar a UE.​

Na França, Safram teria feito uma oferta pela Zodiac Aerospace, abrindo o caminho para criar o terceiro maior fornecedor aeroespacial, informou a Reuters. A Zodiac figura no topo do índice europeu, com alta acima de 22%. A cadeia de supermercados francesa Carrefour (PA:CARR) informou um aumento nas vendas de 3,9% no último trimestre, superando as expectativas dos analistas. Suas ações sobem ligeiramente no início do comércio. CAC 40 recua.

No Reino Unido, o FTSE 100 cai nesta quinta-feira na sequência da alta de 0,4% na quarta-feira. Destaque para a queda de 4,3% para a Royal Mail (LON:RMG) após a empresa relatar que as vendas no Reino Unido caiu 2% nos nove meses até 25 de dezembro, com forte desempenho durante o período de Natal ajudando a diminuir esses fracos números e ficou em linha com as expectativas. Enquanto isso, as ações de construtoras perdem terreno depois que uma pesquisa do Royal Institution of Chartered Surveyors apontou que o aumento dos preços das casas no Reino Unido desacelerou em dezembro, pela primeira vez desde julho.

As mineradoras registram uma performance mista com a maioria dos metais recuando. Os movimentos nos metais vieram com a alta do dólar na sequência dos comentários da presidente do Fed Janet Yellen de que o banco central espera poucas alterações na taxa de juro por ano até o final de 2019. A mineradora de cobre Fresnillo (LON:FRES) cai 1,87%, Randgold Resources (LON:RRS) recua 0,89% e Anglo American (LON:AAL) recua 0,78%. Em sentido contrário, Antofagasta (LON:ANTO) sobe 1,1% e Rio Tinto e Glencore (LON:GLEN) avança 0,6% cada.

BHP Billiton sobe 0,76% após o peso pesado da mineração e sua joint venture com a Vale (SA:VALE5), Samarco Mineração anunciarem que estabeleceram um prazo até 30 de junho para resolver os pedidos de indenização decorrentes do desastre no Brasil em 2015. O objetivo é consolidar e liquidar as reivindicações, incluindo uma ação civil de US $ 47,5 bilhões movida pelos promotores federais no ano passado. Segundo o acordo, a BHP Billiton, a Vale e a Samarco fornecerão inicialmente 2,2 bilhões de reais (US $ 681 milhões) para remediar o impacto da falha da barragem. As empresas disseram que o reinício das operações da Samarco estava sujeito a um conjunto de negociações e só ocorreria se fosse considerado seguro, economicamente viável e tivesse o apoio da comunidade local.

Outro destaque está nos EUA, onde o presidente eleito Donald Trump se prepara para assumir o cargo na sexta-feira. Trump falará em um evento pré inaugural ainda nesta quinta-feira.

AGENDA DO INVESTIDOR:
EUA:
11h30 – Housing Starts (número de casas que começaram a ser construídas) e Building Permits (autorizações para a construção de imóveis foram concedidas);
11h00 – Philly Fed Manufacturing Index (indicador responsável por mensurar a atividade industrial no estado)
11h30 – Unemployment Claims (número de pedidos de auxílio-desemprego);
14h00 – Crude Oil Inventories (Relatório de Estoques de Petróleodos Estados);
23h00 – Discurso da Presidente do Federal Reserve Janet Yellen;

ÍNDICES FUTUROS – 7h30:
Dow: -0,07%
SP500: -0,08%
NASDAQ: -0,08%

OBSERVAÇÃO: Este material é um trabalho voluntário, resultado da compilação de dados divulgados em diversos sites da internet que são aqui resumidos de maneira didática para facilitar e agilizar a compreensão do leitor. O texto da sessão asiática está no tempo passado e a europeia no presente devido ao horário em que este relatório é redigido. Atentem-se para o horário de disponibilização dos dados.

Dia de cautela antes da posse de Trump na sexta-feira.