ÁSIA: As bolsas asiáticas fecharam em alta nesta segunda-feira, após o Dow Jones chegar próximo de atingir a marca de 20.000 durante a sessão de sexta-feira passada. O avanço na regiãosegue força da semana passada, onde o Hang Seng viu seu maior ganho semanal em três meses e o Shanghai Composite acabou com uma série de cinco semanas de quedas.

O ;ASX 200 da Austrália terminou 0,9% maior em 5.807,4 pontos, com ganhos em todos os subíndices, exceto para materiais e ouro. Destaque de alta para o setor financeiro, com os quatro grandes bancos da Austrália, Westpac Banking, Commonwealth Bank of Australia, National Australia Bank e ANZ Banking avançando acima de 1%. O quarteto representa cerca de um terço do S & P / ASX 200. Entre as mineradoras, Fortescue caiu 3,79%, enquanto a Rio Tinto recuou 1,3%, depois que o Departamento de Indústria, Inovação e Ciência da Austrália​ soltou uma previsão de preços de minério de ferro a US $ 51,60 a tonelada neste ano e US $ 46,70 em 2018, comparado com o atual preço spot de cerca de US $ 80.

Na Coreia do Sul, o Kospi oscilou entre os territórios negativo e positivo e fechou em ligeira alta de 0,02%. As ações da Samsung Eletronics subiram 2,82%, depois da empresa dizer na sexta-feira que seu lucro anual provavelmente saltou 50% no quarto trimestre, superando as estimativas. A perspectiva positiva vem depois de uma ligeira queda nas receitas e com os impactos negativos do cancelamento do Galaxy Note 7 propenso a pegar fogo. No domingo, a Coreia do Norte anunciou que poderia lançar um míssil balístico intercontinental a qualquer momento e em local ignorado, informou a Reuters. Em resposta, o secretário de Defesa dos Estados Unidos, Ash Carter, disse que o desenvolvimento de armas na Coreia do Norte é uma série ameaça para os EUA e que está preparado para derrubar o lançamento de mísseis da Coreia do Norte.

Na China, Shanghai Composite fechou em alta de 0,55%, enquanto o Shenzhen Composite acabou 0,30% maior. O yuan chinês foi negociado a 6,9333 contra o dólar, após o ponto médio yuan ser fixado em 6,9262, ante 6,933 da sessão anterior. No último sábado, a China divulgou que suas reservas de moeda caíram US $ 41,1 bilhões em dezembro para US $ 3,010.5 bilhões. Foi o sexto declínio mensal consecutivo. Economistas do Citi disseram em nota na segunda-feira que o dólar spot desvalorizou em 0,9% em relação ao yuan, embora o Foreign Exchange Trade System (CFETS).

Em Hong Kong, o índice Hang Seng subiu 0,27%. As ações da ZTE caíram 3,71%, depois que a fabricante de equipamentos de telecomunicações anunciou que vai cortar cerca de 3.000 postos de trabalho, o que representa 10% dos postos de trabalho.

As bolsas japonesas permaneceram  fechadas por conta de feriado.

Olhando para o futuro, os investidores estarão à procura de dados sobre os preços dos produtores e consumidores da China na terça-feira. Todos também esperam 20 de janeiro chegar, quando inaugura o governo do presidente eleito Donald Trump, quando os investidores começarão a ter uma visão mais cética de suas políticas.

EUROPA: As bolsas europeias abriram majoritariamente menor apesar dos ganhos observados nos mercados dos EUA e Ásia.O pan-europeu Stoxx 600 cai 0,03%.

Novos dados mostraram que a produção industrial alemã em novembro subiu 0,4% ante outubro, o segundo mês consecutivo de alta, embora menos do que o esperado, mas as exportações cresceram em relação ao mês anterior, indicando uma recuperação da atividade econômica geral no quarto trimestre. Economistas previam um aumento de 0,7%. Em comparação com novembro de 2015, a produção industrial cresceu 2,2%. As exportações subiram 3,9%, dando mais evidências de uma recuperação econômica na maior economia da UE.  Segundo analistas, os dados de hoje trazem  evidências de que a economia alemã ganhou impulso no último trimestre do ano, apesar dos dados industriais ainda não estarem de acordo com as expectativas criadas por indicadores e que o aumento das exportações e a recuperação gradual da produção industrial traz um pouco alívio para a indústria. O saldo em conta corrente da Alemanha, uma medida da posição financeira internacional de sua economia, apresentou um superávit de 24,6 bilhões de euros em novembro. O resultado foi superior ao esperado, mas abaixo do excedente de 24,9 mil milhões de euros registrado em outubro de 2015. DAX 30 da Alemanha opera em queda.

Segundo o Banco da França,o crescimento econômico francês provavelmente acelerará no quarto trimestre em relação ao terceiro. O PIB subirá 0,4% no quarto trimestre em relação ao terceiro, de acordo com o levantamento do Banco de França sobre as atividades de negócios em dezembro. A segunda maior economia da zona do euro cresceu 0,2% no terceiro trimestre. O sentimento do negócio nas fábricas subiu para 102 em dezembro, ante 101 em novembro, enquanto a leitura de construção ficou inalterada em 100 e sentimento nos negócios de serviços caiu para 99 ante 100. O CAC 40 de Paris recua.

No Reino Unido, o FTSE 100 contraria seus pares regionais e sobe nesta segunda-feira, com as mineradoras ajudando a alta, após a libra cair com os comentários da primeira-ministra Theresa May cedidos para a Sky News na sexta-feira, sinalizando um “Brexit difícil” , mas negar que a abordagem do governo sobre o Brexit seja confusa e disse também que está confiante de que o Reino Unido poderia conseguir bons negócios tanto no comércio quanto na imigração. As declarações foram tomadas como um sinal de que o Reino Unido segue para uma clara ruptura com a União Europeia.

Os líderes da UE dizem que o Reino Unido deve permitir a livre circulação de pessoas de toda a UE se quiser o acesso ao mercado único sem tarifas. Muitos legisladores britânicos dizem que a adesão ao mercado único é crucial para a economia britânica.

A libra mais fraca ajuda a levantar as ações do Reino Unido uma vez que tende a ajudar as multinacionais que fazem a maior parte de suas receitas e lucros fora da Grã-Bretanha. O FTSE 100 segue a caminho de sua 10ª sessão consecutiva de alta.Na sexta-feira, o FTSE 100 subiu 0,2%, em 7.210,05 pontos. O benchmark já registrou sete recordes consecutivo, a maior sequência desde 1997. Para a curta semana de férias de ano novo, o índice de referência de Londres subiu 0,9%.

As ações de mineradoras avançam no início do pregão. Os futuros de ouro sobem, enquanto os preços de outros metais operam sem direção. Anglo American sobe 1,98%, Glencore sobe 2,11% e Antofagasta adiciona 1,44%. Entre as gigantes BHP Billiton sobe 1,48% e Rio Tinto avança 0,7%.

O setor automotivo está no radar após as autoridades americanas prenderem um executivo da Volkswagen acusado de conspiração, segundo o New York Times. Essa semana, as montadoras de automóveis revelam seus novos modelos no Salão de Detroit. Stocks de saúde também é destaque após a farmacêutica francesa Ipsen dizer que comprará alguns ativos de Merrimack.

AGENDA DO INVESTIDOR:
EUA:
18h00 – Consumer Credit (mede o total de crédito disponível ao consumidor)​;
ÍNDICES FUTUROS – 7h30:
Dow: -0,02%
SP500: -0,01%
NASDAQ: +0,08%

OBSERVAÇÃO: Este material é um trabalho voluntário, resultado da compilação de dados divulgados em diversos sites da internet que são aqui resumidos de maneira didática para facilitar e agilizar a compreensão do leitor. O texto da sessão asiática está no tempo passado e a europeia no presente devido ao horário em que este relatório é redigido. Atentem-se para o horário de disponibilização dos dados.

via HARAMOTO

Dow Jones continuará abaixo de 20.000 pontos?