ÁSIA: Os mercados da Ásia que permaneceram abertos durante o feriado do Ano Novo Lunar estenderam seus declínios na terça-feira, acompanhando as quedas em Wall Street à medida que a aversão ao risco em torno da política de imigração do presidente Donald Trump tomou conta dos mercados em geral.

O iene se fortaleceu contra o dólar depois que o Banco do Japão (BOJ) manteve sua política monetária inalterada como esperado, mas elevou a sua previsão do produto interno bruto (PIB) para 1,4% para o atual ano fiscal que encerra em 31 de março, ante uma previsão anterior de crescimento de 1,0% feita em outubro. O BOJ disse em sua declaração de política que espera que a inflação aumente em torno de sua meta de 2% em 2018. A força do iene derrubou stocks de exportação. A moeda japonesachegou a ser negociado a 113.48 contra o dólar antes da decisão do BOJ, mais forte do que os 115.20 da semana anterior. O Nikkei Stock Average caiu 1,69%, enquanto o Topix caiu 1,43%.

Entre outros dados divulgados pelo governo japonês na terça-feira, as despesas domésticas caíram 0,3% em dezembro em relação ao mesmo período do ano anterior, menos do que a estimativa de uma queda de 0,6%. A taxa de desemprego ajustada sazonalmente ficou estável em 3,1% em dezembro, em linha com uma estimativa da Reuters, enquanto a produção industrial subiu 0,5% em dezembro em relação ao mês anterior.

Na Coreia do Sul, o Kospi caiu 0,77%, enquanto na Austrália, o ASX 200 fechou em queda de 0,72%, com os quatro grandes bancos, Westpac, Commonwealth Bank of Australia, National Australia Bank e Australia and New Zeland Banking Group recuando. o ouro avançou à medida que os investidores buscavam abrigo, beneficiando as produtoras de ouro como Australia Resolute Mining e Newcrest Mining. Entre as grandes mineradoras, BHP Billiton caiu 2,5% e Rio Tinto (LON:RIO) perdeu 1,4%.

No mercado de câmbio, o dólar index, que mede o dólar contra uma cesta de moedas, caiu ligeiramente para 100,37. O dólar australiano foi negociado a US $ 0,7561, enquanto o euro foi vendido por US $ 1,0697.

Os preços do petróleo também declinaram, com base em notícias que apontavam para o aumento semanal da atividade de perfuração dos EUA. O número de plataformas ativas dos EUA subiu na semana passada para o nível mais alto desde novembro de 2015, informou a Reuters citando dados da Baker Hughes.
Mercados na China e Hong Kong permaneceram fechados para os feriados do Ano Novo Lunar.

EUROPA: Os mercados na Europa abriram majoritariamente em queda, enquanto os investidores se concentram em dados econômicos e balanços trimestrais e mantendo um olho na política de imigração do presidente dos EUA, Donald Trump. A proibição de imigração de Trump continua a gerar protestos públicos em todo o mundo. Durante a noite, Trump demitiu o principal advogado do governo federal depois de negar a implementar tais restrições.

O pan europeu Stoxx 600 opera entre ligeiras baixas e altas no início da sessão desta terça-feira. O banco alemão Deutsche Bank disse que vai pagar US $ 425 milhões para o regulador bancário em Nova Iorque a respeito de um esquema de lavagem de dinheiro que transferiu US $ 10 bilhões para fora da Rússia, informou a Reuters. A Autoridade de Conduta Financeira do Reino Unido também multou o banco pelo mesmo esquema em mais US $ 204 milhões. Sanofi (PA:SASY), Novo Nordisk e Lilly foram intimados em uma ação judicial acusados de formação de cartel, informou a Reuters.
Na França, os gastos dos consumidores caíram inesperadamente 0,8% em dezembro e expandiu-se 1,5% no ano. Os economistas consultados pelo Wall Street Journal previram um aumento de 0,3% no mês e um aumento de 2,2% em relação ao ano anterior. O Insee disse que a despesa do consumidor foi arrastada para baixo devido um corte de 2.7% no consumo de energia. Os gastos com alimentos caíram 0,6% no mês e os gastos com produtos manufaturados contraíram 0,2%. A agência de estatísticas revisou sua leitura para novembro para um aumento de 0,6%, ante aumento anterior de 0,4%.

O crescimento econômico francês acelerou no final de 2016, colocando o país e toda a zona do euro num patamar mais estável no início de um ano a medida que a incerteza política se aproxima. O aumento mais forte da despesa de consumidor ajudou a empurrar o produto interno bruto francês para uma alta de 0,4% mais elevado no quarto trimestre. Os números ficaram em linha com as previsões dos economistas. A fraca produção agrícola e a acentuada queda do turismo após os ataques terroristas pesaram sobre a economia durante o verão. No terceiro trimestre, a economia cresceu apenas 0,2%, após uma ligeira contração no segundo.

A melhora da economia francesa proporciona um pouco de estabilidade à medida que o país e a União Europeia caminham para um novo ciclo político imprevisível. O Reino Unido vai desencadear o Brexit em março, a França vai realizar eleições presidenciais e legislativas em maio e junho e a Alemanha vai realizar as suas eleições parlamentares federais em setembro.

Na Alemanha, as vendas no varejo caíram inesperadamente 0,9% em dezembro, possivelmente devido ao ataque terrorista em um movimentado mercado de Natal em Berlim, que manteve muitos consumidores longe dos centros comerciais. Os economistas esperavam um ganho de 0,5%, mas as vendas por internet e vendas por correio registraram alta de 5,1% em relação a dezembro de 2015. O volume de negócios no varejo caiu 1,1% em relação a dezembro de 2015. A queda ocorreu apesar de mais um dia de compras adicional em dezembro de 2016 em comparação com dezembro de 2015.

No Reino Unido, o FTSE 100 se recupera da queda de 0,9% da segunda-feira, com o recuo da libra britânica proporcionando algum alívio para as blue chips, a medida que os investidores encerram o primeiro mês de 2017. Em janeiro, o FTSE 100 segue para uma perda de menos de 0,1%. O índice saltou 5.3% em dezembro​.​

O par libra-dólar está sob pressão com o mercado aparentemente adotando uma posição de risco antes da “Super Quinta-feira” do Banco de Inglaterra, onde o último relatório de inflação trimestral estará em foco”. Analistas preveem um aumento das expectativas de inflação do Banco da Inglaterra, enquanto o banco provavelmente manterá a taxa básica de juros inalteradas em um recorde de baixa de 0,25%.

​A produtora de ouro Randgold Resources (LON:RRS) cai 1,06% após um rebaixamento de classificação de outperform para neutra pelo Credit Suisse. A produtora de metais preciosos Fresnillo (LON:FRES) recua 0,14%. Entre outras mineradoras, Antofagasta (LON:ANTO) sobe 2,03%, BHP Billiton sobe 1,38% e Anglo American (LON:AAL) avança 1,20%.

Royal Dutch Shell sobe 0,27% após anunciar que está vendendo ativos no Mar do Norte do Reino Unido para a Chrysaor.

AGENDA DO INVESTIDOR:
EUA:
-11h30 – Employment Cost Index do primeiro trimestre (mede o custo da mão-de-obra e é muito utilizado pelo mercado como medida de inflação);
-12h00 – S&P/CS Composite-20 HPI (examina as mudanças no valor (preço de venda) do mercado imobiliário em 20 regiões nos EUA no ano anterior. Este relatório ajuda a analisar a força do mercado imobiliário dos EUA, o que contribui para a análise da economia como um todo);
-12h45 – Chicago PMI de agosto (mede o nível de atividade industrial na região);
-13h00 – CB Consumer Confidence (mede o nível de confiança dos consumidores na atividade econômica. É um indicador importante, pois pode prever os gastos do consumidor, que é uma parte importante da atividade econômica);

ÍNDICES FUTUROS – 7h30:
Dow: -0,08%
SP500: -0,07%
NASDAQ: -0,14%

OBSERVAÇÃO: Este material é um trabalho voluntário, resultado da compilação de dados divulgados em diversos sites da internet que são aqui resumidos de maneira didática para facilitar e agilizar a compreensão do leitor. O texto da sessão asiática está no tempo passado e a europeia no presente devido ao horário em que este relatório é redigido. Atentem-se para o horário de disponibilização dos dados.

Futuros dos EUA apontam para uma abertura em leve baixa em Wall Street.