ÁSIA: ​Mercados asiáticos fecharam predominantemente em baixa nesta sexta-feira, mesmo após um fechamento misto nos EUA, com base nos comentários feitos pelo secretário do Tesouro, Steven Mnuchin de que quer ver uma reforma tributária “muito significativa” aprovada antes do recesso de agosto do Congresso. Alguns analistas disseram que as observações de Mnuchin sobre a reforma tributária servem como um lembrete do “escopo” da tarefa a ser tomada pelo governo dos EUA na introdução de grandes mudanças tributárias.

O Kospi da Coreia do Sul fechou em queda de 0,64%, puxadas pelas ações do Grupo Samsung. A agência de notícias Yonhap da Coreia do Sul, disse que dois executivos do conglomerado pediram demissão por envolvimento no escândalo de corrupção envolvendo a presidente Park Geun-hye. A Samsung Eletronics anunciou uma série de medidas na sexta-feira destinadas a trazer mais transparência e responsabilidade nas doações financeiras e apoio monetário para atividades relacionadas com a responsabilidade social corporativa. A empresa disse que as doações financeiras e o financiamento de mais de 1 bilhão de won coreanos (US$ 882.460) exigirão a aprovação do conselho e serão divulgados publicamente. Anteriormente, Yonhap também informou que a Samsung está planejando abolir seu escritório de estratégia futura, responsável por tomar decisões importantes e coordenar as várias unidades de negócios já no próximo mês. Enquanto isso, o Korea Herald disse, citando uma fonte, que a Samsung Electronics deverá realizar uma reunião de acionistas em 24 de março.

Em Hong Kong, o índice Hang Seng caiu 0,62%, enquanto no continente chinês, as bolsas terminaram fracionalmente maior. O composto de Xangai aumentou 0,05%, enquanto o composto de Shenzhen somou 0,42%.

No Japão, o Nikkei fechou em queda de 0,45%, em 19.283,54, com algumas ações de exportação sob pressão com um ienerelativamente mais forte, negociado a 112,84 por dólar, mais forte do que 113,0 do início desta semana.

​Na Austrália, o ASX 200 caiu 0,79%, com o setor de materiais caindo 2,09%. As ações da Rio Tinto (LON:RIO) fecharam em queda de 4,15%, Fortescue caiu 3,38% e BHP Billiton recuou 3,02%. . EUROPA: ​As bolsas europeias operam em baixa nesta sexta-feira, depois de atingir as máximas desde dezembro de 2015​. O Stoxx Europe 600 cai 0,70%, liderado por perdas nos setores de materiais básicos, petróleo e gás e financeiras. O índice caiu 0,1% na quinta-feira, mas ainda segue a caminho de fechar a semana com um aumento de 0,4%. Os investidores ficam de olho nos eventos da próxima semana, incluindo um discurso da presidente do Federal Reserve, Janet Yellen e a presença do presidente dos Estados Unidos, Donald Trump, em uma sessão perante o Congresso.

O setor bancário da Europa recua após o banco britânico RBS anunciar seus últimos números de 2016. O credor informou uma perda líquida de US$ 8,7 bilhões em 2016, o seu nono ano consecutivo sem lucro.

O FTSE 100 do Reino Unido cai após recuar 0,4% na quinta-feira, o que leva o benchmark a caminho de uma perda de 0,6% na semana, o que quebrará o rali de três altas semanais. RBS cai 1,9%, Standard Chartered (LON:STAN) despenca 4,85%, enquanto Barclays (LON:BARC) perde 1,79%. Na quinta-feira, o papel caiu 2,6% devido preocupações com litígios nos EUA, mesmo após o banco anunciar lucro líquido no ano inteiro. As mineradoras operam em baixa em Londres. Anglo American (LON:AAL) cai 1,6%, Antofagasta (LON:ANTO) cai 1,3%, BHP recua 1,4% e Rio Tinto perde 2,3%.

AGENDA DO INVESTIDOR: EUA
13h00 – New Home Sales (número de casas novas com compromisso de venda);
13h00 – Revised UoM Consumer Sentiment (mede a confiança dos consumidores na economia norte-americana);
13h00 – Revised UoM Inflation Expectations (mede a porcentagem que os consumidores esperam do preço dos bens e serviços nos próximos 12 meses);

ÍNDICES FUTUROS – 8h10:
Dow: -0,31%
SP500: -0,32%
NASDAQ: -0,43%

OBSERVAÇÃO: Este material é um trabalho voluntário, resultado da compilação de dados divulgados em diversos sites da internet que são aqui resumidos de maneira didática para facilitar e agilizar a compreensão do leitor. O texto da sessão asiática está no tempo passado e a europeia no presente devido ao horário em que este relatório é redigido. Atentem-se para o horário de disponibilização dos dados.

 via HARAMOTO
Investidores Miram Eventos da Próxima Semana e Preferem Realizar Lucros