ÁSIA: Nos poucos mercados que permaneceram abertos nesta segunda-feira, com grande parte da região ainda está comemorando o Ano Novo Lunar, as bolsas recuaram e o dólardos EUA perdeu terreno, com os investidores observando a reação internacional contra a política de imigração do presidente dos EUA, Donald Trump, que aumentou a pressão sobre o dólar. Vários países tem criticado a última medida do presidente Trump de impedir que refugiados de sete países (Irã, Iraque, Líbia, Sudão, Somália e Síria), predominantemente muçulmanos entrem nos EUA no período de quatro meses.
O índice do dólar, que acompanha o dólar contra uma cesta de moedas, foi negociado em 100,18 contra 100.50 visto na semana passada após o índice Dow Jones ultrapassar a marca de 20.000 pontos. O ouro spot, visto como um ativo porto seguro, subiu 0,13% em $ 1,192.80 a onça, durante o comércio asiático.

No Japão, o Nikkei fechou 0,51% menor, em 19.368,85 pontos, depois que dados mostraram que as vendas no varejo em dezembro subiram 0,6% em relação ao ano anterior, abaixo do que o aumento esperado de 1,3%. Alguns investidores estão focados nos movimentos de compra de títulos do Banco do Japão, mesmo após afirmar que não iriam diminuir suas compras, mas com a melhora da inflação, analistas esperam que o banco central diminua seu ritmo de compras. Na sexta-feira, o Ministério das Finanças disse que a emissão de novos títulos do governo japonês seria diminuída e hoje o Banco do Japão iniciou a sua reunião de política monetária de dois dias e deve manter a sua política monetária inalterada.

O S & P NZX 50 da Nova Zelândia recuou 0,68% e na Austrália, o ASX 200 fechou em baixa 0,92% em 5.661,5 pontos, com vendas em todos os subíndices, exceto para o ouro, que avançou 1,2%. A produtora do metal amarelo Newcrest Mining subiu 1,27% depois de divulgar um sólido relatório de produção no trimestre encerrado em dezembro, o que o deixa no caminho certo para atingir as diretrizes de produção para o atual exercício financeiro. Evolution Mining subiu 1,42% e Alacer Gold subiu 2,58%.

No câmbio, o iene fortaleceu 0,32% em relação ao dólar, com o par sendo negociado a 114,34, enquanto o dólar australiano foi negociado a US $ 0,755.
Mercados da China, Singapura, Hong Kong, Coréia do Sul e Taiwan permaneceram fechados por conta de feriados.

EUROPA: Os mercados da Europa iniciaram a semana em baixa, com os investidores digerindo as preocupações internacionais sobre a proibição de refugiados provenientes de sete países de maioria muçulmana entrar nos EUA.​ O presidente se defendeu alegando que a proibição de quatro meses para pessoas provenientes dos sete países de maioria muçulmana não era devido religião, mas sim devido a segurança do país.

A maioria dos mercados de ações no mundo subiram na esteira da eleição de Trump em novembro, antecipando aos seus planos para gastos fiscais que poderiam acelerar o crescimento econômico na maior economia do mundo e estimular a inflação, mas no que diz respeito às empresas, as consequências dessas medidas foram negativas, com pesar de toda a comunidade empresarial. Empresas como Google, Apple e Facebook criticaram a iniciativa.​

O pan europeu Stoxx 600 recua 0,58% com a maioria dos setores perdendo terreno. Stocks de petróleo e gás figuram entre os piores desempenhos no início do pregão com queda de mais de 1,3%. De acordo com a Reuters, dados da semana passada mostraram que a produção de petróleo dos EUA subiu, o que criou pressão sobre os preços. Ações ligadas a recursos naturais também recuam nas primeiras negociações. A União Europeia decidiu impor direitos antidumping definitivos sobre as importações chinesas de tubos de aço, informou a Reuters.

Entre as notícias corporativas, Allianz (DE:ALVG) cai 1% depois da notícia de que a seguradora está considerando comprar a empresa australiana QBE. A empresa de software AG figura no topo dos benchmarks europeus depois que o HSBC e o UBS elevaram a empresa para classificação de “compra”. Vodafone (LON:VOD) também avança após relatos de que está considerando a fusão de seu braço indiano com Idea Cellular, enquanto isso, a empresa italiana de energia ENI (MI:ENI) caiu 5% na abertura, mas rapidamente aparou as perdas, após as autoridades nigerianas pediram à empresa para desistir do controle de um campo de petróleo devido a uma investigação sobre a sua aquisição, informou o Wall Street Journal na sexta-feira.

A Espanha reportou sólidos números de crescimento no último trimestre de 2016. Os números preliminares do Produto Interno Bruto apresentaram um aumento de 0,7% em relação ao trimestre anterior, mas o índice IBEX 35 cai.

No Reino Unido, o FTSE 100 cai seguindo o declínio generalizado na segunda-feira, com apenas o grupo de telecomunicações apontando ganhos. O índice subiu 0,3% na sexta-feira e ajudou o índice a aparar as perdas da semana passada para 0,2%. Ações de produtores de petróleo e mineradoras listadas em Londres recuam. BP cai 1,57% e Royal Dutch Shell perde 1,27%. Entre as mineradoras, Anglo American (LON:AAL) cai 1,42%, BHP Billiton recua 1,17%, Rio Tinto (LON:RIO) perde 1,21% e Randgold Resources (LON:RRS) opera em baixa de 0,8%.

Lloyds Banking cai 1,17% após o governo anunciar que reduziu a sua participação no maior banco comercial do Reino Unido para 3,57 bilhões de ações, ou cerca de 4,998% do seu capital social. O governo anteriormente detinha 4,24 bilhões de ações. Lloyds foi resgatado por contribuintes britânicos durante a crise financeira, com o governo tomando uma participação de 39%.​​​

O gabinete do primeiro-ministro britânico Theresa May, que se encontrou com Trump em Washington na sexta-feira, disse no domingo que a Grã-Bretanha se opóe a proibição de entrada de Trump.

Durante a noite, cinco pessoas foram mortas em Quebec, Canadá durante um tiroteio em uma mesquita e de volta à Europa, o partido socialista francês elegeu Benoit Hamon para concorrer a corrida presidencial.

AGENDA DO INVESTIDOR:
EUA:
11h30 – Personal Income (renda individual dos cidadãos norte-americanos) e Personal Spending (gastos dos consumidores) e também o núcleo do Personal Consumption Expenditures – PCE (gastos pessoais dos americanos – medida de inflação mais acompanhada pelo Fed);

13h00 – Pending Home Sales (mede a venda de casas existentes nos EUA com contrato assinado, mas ainda sem transação efetiva);

ÍNDICES FUTUROS – 7h10:
Dow: -0,17%
SP500: -0,22%
NASDAQ: -0,35%

OBSERVAÇÃO: Este material é um trabalho voluntário, resultado da compilação de dados divulgados em diversos sites da internet que são aqui resumidos de maneira didática para facilitar e agilizar a compreensão do leitor. O texto da sessão asiática está no tempo passado e a europeia no presente devido ao horário em que este relatório é redigido. Atentem-se para o horário de disponibilização dos dados.

Medidas de Trump Sofrem Críticas e Bolsas Caem ao Redor do Mundo