ÁSIA: A maioria das bolsas asiáticas fecharam em queda nesta terça-feira depois que a Coreia do Norte lançou com sucesso um míssil balístico intercontinental no mar da costa leste, próximo do vizinho Japão. O primeiro-ministro japonês, Shinzo Abe, condenou o ataque e pediu aos líderes chineses e russos que façam mais para lidar com o programa de armas da Coreia do Norte. O presidente chinês, Xi Jinping, deve se reunir com o presidente russo Vladimir Putin nesta terça-feira para conversas estratégicas antes de viajar para Berlim, onde ocorre a reunião do G-20 no final desta semana.

O Kospi da Coreia do Sul recuou após a notícia, terminando em baixa de 0,58%, a 2.380,52 pontos, enquanto nos mercados japoneses, o Nikkei apagou os ganhos iniciais e terminou a sessão com um recuo de 0,12%, ou 20,032.35 pontos. O iene, considerado um ativo porto seguro, fortaleceu após a notícia, para 112,94 por dólar. Anteriormente o dólar americano estava sendo negociado próximo da máxima de sete semanas, a 113,46 ienes.

As ações das montadoras japonesas negociaram com lucro, apesar do declínio geral nas vendas de automóveis dos EUA no mês de junho. Entre as marcas, a Toyota disse que as vendas aumentaram 2,1% ao longo do ano, enquanto a Nissan também reportou um aumento de 2% nas vendas. As ações da Toyota fecharam em alta de 1,85% e as ações da Nissan avançaram 1,03%. Enquanto isso, a montadora sul coreana Hyundai reportou queda nas vendas nos EUA em junho. A Hyundai caiu 3,06% e a Kia Motors caiu 1,81%.

O índice de referência S & P / ASX 200 da Austrália subiu 1,75%, o maior ganho percentual diário em 2017 e fechou em 5.783,8 pontos, com ganhos baseados na maioria de seus subíndices. O subíndice financeiro aumentou 2,21%, após o RBA manter as taxas de juros inalteradas em 1,5% nesta terça-feira como amplamente esperado. Após a notícia, o dólar australiano, que estava sendo negociado a cerca de US $ 0,7678, caiu para US $ 0,7601 e fechou a US $ 0,7615. Os bancos australianos também avançaram após a notícia de que os legisladores da oposição na Austrália do Sul decidiram se opor ao novo imposto bancário estadual. As ações da Westpac fecharam em alta de 3,29% e o National Australia Bank aumentou 2,78%. Entre as mineradoras, BHP Billiton subiu 1,9%, Rio Tinto (LON:RIO) avançou 0,6% e Fortescue Metals recuou 0,2%.

Na China, o índice Hang Seng caiu 1,53%, enquanto no continente, o Shanghai Composite caiu 0,39% e o Shenzhen Composite caiu 0,45%.

EUROPA: Os mercados europeus recuam na manhã desta terça-feira, com as relações internacionais sob pressão e os preços do petróleo caindo, interrompendo uma série de oito dias consecutivos de ganhos. O índice Stoxx Europe 600 cai 0,16%, ajustando-o para a primeira perda desta semana. O índice subiu 1,1% na segunda-feira, o maior ganho porcentual diário desde 24 de abril, quando foi impulsionado por altas de bancos e gigantes do petróleo.

Investidores europeus também avaliam os últimos desenvolvimentos na Coreia do Norte. A mídia estatal afirmou que o país testou com sucesso um míssil balístico intercontinental, um avanço na tentativa de ameaçar os EUA com uma arma nuclear. Os volumes de negociação podem ser menores do que o normal, já que os investidores americanos estarão comemorando o feriado do Dia da Independência.

Os tradicionais ativos considerados porto seguros, como o ouro e o iene, se beneficiaram da incerteza geopolítica. O ouro avança 0,4%, a US $ 1.224,60 por onça, enquanto o dólar recua 0,17% frente ao iene japonês.

No Reino Unido, o FTSE 100 cai com produtores de energia e mineradoras perdendo terreno, enquanto as ações da cadeia de supermercados J Sainsbury (LON:SBRY) sobem após uma atualização otimista de vendas. O benchmark londrino segue para a primeira perda da semana. Entre as mineradoras, Anglo American (LON:AAL) cai 0,9%, Antofagasta (LON:ANTO) avança 0,4%, BHP Billiton recua 0,1% e Rio Tinto opera em baixa de 0,6%. As produtoras de metais preciosos Fresnillo (LON:FRES) e Randgold Resources (LON:RRS) sobem 1,09 e 0,67%, respectivamente.

Uma leitura sobre a construção do Reino Unido em junho mostrou que o crescimento no setor diminuiu o mês passado. O índice PMI de construção caiu para 54,8 em junho, abaixo de 56 em maio.

O Banco da Inglaterra mudou sua recomendação sobre hipoteca para os credores, dizendo que eles deveriam testar se os mutuários ainda poderiam pagar suas hipotecas se as taxas aumentassem em três pontos percentuais. Esta recomendação aplica-se a todos os credores que estendem empréstimos hipotecários residenciais acima de £ 100 milhões por ano”, disse o BOE.

EUA: As bolsas dos EUA estarão fechadas por conta do feriado do Dia da Independência.
EUA: EUA: Não está prevista a divulgação de dados econômicos relevantes.

ÍNDICES FUTUROS – 7h00:
Dow: +0,13%
SP500: +0,24%
NASDAQ: +0,51%

OBSERVAÇÃO:
Este material é um trabalho voluntário, resultado da compilação de dados divulgados em diversos sites da internet que são aqui resumidos de maneira didática para facilitar e agilizar a compreensão do leitor. O texto da sessão asiática está no tempo passado e a europeia no presente devido ao horário em que este relatório é redigido. Atentem-se para o horário de disponibilização dos dados.

Mercados experimentam o primeiro recuo na semana em dia de folga nos EUA