Políticas inteligentes podem aliviar a dor a curto prazo da ruptura tecnológica e abrir caminho para ganhos a longo prazo

traduzido por google
fonte: imf.org
por Martin Mühleisen

As plataformas digitais estão reformulando as relações entre clientes, trabalhadores e empregadores, já que o alcance do chip de silício permeia quase tudo o que fazemos – desde comprar mantimentos on-line até encontrar um parceiro em um site de relacionamentos. À medida que o poder da computação melhora drasticamente e mais e mais pessoas ao redor do mundo participam da economia digital, devemos pensar cuidadosamente sobre como elaborar políticas que nos permitam explorar plenamente os benefícios da revolução digital, minimizando o deslocamento do trabalho.

Essa transformação digital resulta do que os economistas que estudam progresso científico e mudança técnica chamam uma tecnologia de propósito geral – ou seja, que tem o poder de se transformar continuamente, ramificando-se progressivamente e aumentando a produtividade em todos os setores e setores. Tais transformações são raras. Apenas três tecnologias anteriores ganharam essa distinção: o motor a vapor, o gerador de eletricidade e a prensa. Essas mudanças trazem enormes benefícios a longo prazo. O motor a vapor, originalmente projetado para bombear água para fora das minas, deu origem a ferrovias e indústria através da aplicação de energia mecânica. Benefícios acumulados como agricultores e comerciantes entregaram seus bens do interior de um país para as costas, facilitando o comércio.

Adote – mas também adapte

Por sua própria natureza, as revoluções tecnológicas de propósito geral também são altamente perturbadoras. Os luditas do início do século XIX resistiram e tentaram destruir máquinas que tornavam obsoletas suas habilidades de tecer, embora as máquinas introduzissem novas habilidades e empregos. Tal ruptura ocorre precisamente porque a nova tecnologia é tão flexível e difundida. Consequentemente, muitos benefícios não vêm simplesmente da adoção da tecnologia, mas da adaptação à tecnologia. O advento da geração de eletricidade permitiu que a energia fosse entregue precisamente quando e onde necessário, melhorando muito a eficiência da fabricação e preparando o caminho para a moderna linha de produção. Na mesma linha, a Uber é uma empresa de táxis que usa tecnologia digital para oferecer um serviço melhor.

Um componente importante de uma tecnologia disruptiva é que ela deve ser amplamente adotada antes que a sociedade se adapte a ela. A entrega de eletricidade dependia de geradores. A atual revolução tecnológica depende dos computadores, do backbone técnico da Internet, dos mecanismos de busca e das plataformas digitais. Por causa dos atrasos envolvidos na adaptação a novos processos, como a substituição da impressão tradicional pela publicação on-line, leva tempo até que o crescimento do produto acelere. Nos estágios iniciais de tais revoluções, mais e mais recursos são dedicados à inovação e à reorganização, cujos benefícios só são percebidos muito mais tarde.

Por exemplo, enquanto James Watt comercializou um motor relativamente eficiente em 1774, demorou até 1812 para a primeira locomotiva a vapor comercialmente bem-sucedida aparecer. E foi somente na década de 1830 que a produção britânica per capita acelerou claramente. Talvez não seja de admirar que a revolução digital ainda não apareça nas estatísticas de produtividade – afinal, o computador pessoal surgiu há apenas 40 anos.

But make no mistake—the digital revolution is well under way. In addition to transforming jobs and skills, it is also overhauling industries such as retailing and publishing and perhaps—in the not-too-distant future—trucking and banking. In the United Kingdom, Internet transactions already account for almost one-fifth of retail sales, excluding gasoline, up from just one-twentieth in 2008. And e-commerce sites are applying their data skills to finance. The Chinese e-commerce giant Alibaba already owns a bank and is using knowledge about its customers to provide small-scale loans to Chinese consumers. Amazon.com, the American e-commerce site, is moving in the same direction.

Enquanto isso, as criptomoedas anônimas, como o Bitcoin, representam desafios para os esforços de combate à lavagem de dinheiro e outras atividades ilícitas. Mas o que torna esses ativos atraentes também os torna potencialmente perigosos. Criptomoedas podem ser usadas para negociar drogas ilegais, armas de fogo, ferramentas de hacking e produtos químicos tóxicos. Por outro lado, a tecnologia subjacente a essas moedas (blockchain) provavelmente revolucionará o financiamento ao tornar as transações mais rápidas e mais seguras, enquanto informações melhores sobre clientes em potencial podem melhorar o preço dos empréstimos por meio de uma melhor avaliação da probabilidade de pagamento. As estruturas reguladoras precisam garantir a integridade financeira e proteger os consumidores, ao mesmo tempo em que ainda apóiam a eficiência e a inovação.

Olhando para o futuro, podemos ver ainda mais rupturas de avanços na computação quântica, o que facilitaria os cálculos que estão além das capacidades dos computadores tradicionais. Ao permitir novos produtos empolgantes, esses computadores podem desfazer até mesmo algumas novas tecnologias. Por exemplo, eles poderiam tornar os padrões atuais em criptologia obsoletos, afetando potencialmente a comunicação e a privacidade em nível global. E esse é apenas um aspecto das ameaças à segurança cibernética, uma questão que está se tornando cada vez mais importante, já que quase todos os serviços públicos essenciais e informações privadas estão agora on-line.

Ritmo acelerado

A digitalização também irá transformar os empregos das pessoas. Os empregos de até um terço da força de trabalho dos EUA, ou cerca de 50 milhões de pessoas, poderão ser transformados até 2020, de acordo com um relatório publicado no ano passado pelo McKinsey Global Institute. O estudo também estima que cerca de metade de todas as atividades pagas poderiam ser automatizadas usando robótica existente e tecnologias de aprendizado artificial e de máquina. Por exemplo, os computadores estão aprendendo não apenas a dirigir táxis, mas também a detectar sinais de câncer, uma tarefa atualmente realizada por radiologistas relativamente bem pagos. Embora as visões variem, fica claro que haverá grandes perdas potenciais de empregos e transformações em todos os setores e níveis salariais, incluindo grupos anteriormente considerados seguros da automação.

Como ressalta o estudo da McKinsey, após um início lento, o ritmo de transformação continua acelerando. O smartphone onipresente era inconcebível para a pessoa comum na virada do século XXI. Agora, mais de 4 bilhões depessoas têm acesso a dispositivos portáteis que possuem mais poder de computação do que a Administração Nacional de Aeronáutica e Espaço dos EUA, que enviava duas pessoas para a lua. E, no entanto, esses minúsculos supercomputadores costumam ser usados ​​apenas como telefones humildes, deixando inúmeros recursos de computação inativos.

Uma coisa é certa: não há como voltar atrás agora. A tecnologia digital se espalhará ainda mais, e os esforços para ignorá-la ou legislar contra ela provavelmente falharão. A questão “não é se você é ‘para’ ou ‘contra’ a inteligência artificial – é como perguntar a nossos ancestrais se eram a favor ou contra o fogo”, disse Max Tegmark , professor do Instituto de Tecnologia de Massachusetts em um recente Washington Post.entrevista. Mas a ruptura econômica e a incerteza podem alimentar a ansiedade social em relação ao futuro, com conseqüências políticas. Os medos atuais sobre a automação de empregos paralelam as preocupações de John Maynard Keynes em 1930 sobre o aumento do desemprego tecnológico. Sabemos, é claro, que a humanidade acabou se adaptando ao uso de energia a vapor e eletricidade, e é provável que o façamos novamente com a revolução digital.

A resposta não está na negação, mas na elaboração de políticas inteligentes que maximizam os benefícios da nova tecnologia e minimizam as inevitáveis ​​interrupções de curto prazo. A chave é se concentrar nas políticas que respondem às mudanças organizacionais impulsionadas pela revolução digital. A eletrificação da indústria norte-americana no início do século 20 beneficiou-se de um sistema educacional flexível que deu às pessoas que ingressam na força de trabalho as habilidades necessárias para mudar do trabalho agrícola e oportunidades de treinamento para os trabalhadores existentes para desenvolver novas habilidades. Da mesma forma, educação e treinamento devem dar aos trabalhadores de hoje os meios para prosperar em uma nova economia em que tarefas cognitivas repetitivas – de dirigir um caminhão a analisar um exame médico – são substituídas por novas habilidades, como engenharia da Web e proteção da segurança cibernética. Geralmente mais,

Uma diferença clara entre a revolução digital e as revoluções de vapor e eletricidade é a velocidade com que a tecnologia está sendo difundida entre os países. Enquanto a Alemanha e o Reino Unido seguiram a adoção da eletricidade nos EUA com relativa rapidez, o ritmo de difusão em todo o mundo foi relativamente lento. Em 1920, os Estados Unidos ainda estavam produzindo metade da eletricidade mundial. Por outro lado, os burros de carga da revolução digital – computadores, internet e inteligência artificial apoiados por energia elétrica e big data – estão amplamente disponíveis. De fato, é surpreendente que os países menos desenvolvidos estejam liderando a tecnologia em muitas áreas, como pagamentos móveis (Quênia), registro de terras digitais (Índia) e comércio eletrônico (China). Esses países facilitaram a adoção rápida de novas tecnologias porque, Ao contrário de muitas economias avançadas, elas não estavam atoladas em infraestrutura preexistente ou antiquada. Isso significa tremendas oportunidades de tentativa e erro para encontrar melhores políticas, mas também o risco de uma corrida competitiva para o fundo dos países.

While the digital revolution is global, the pace of adaptation and policy reactions will—rightly or wrongly—be largely national or regional, reflecting different economic structures and social preferences. The revolution will clearly affect economies that are financial hubs, such as Singapore and Hong Kong SAR, differently than, for example, specialized oil producers such as Kuwait, Qatar, and Saudi Arabia. Equally, the response to automated production technologies will reflect possibly different societal views on employment protection. Where preferences diverge, international cooperation will likely involve swapping experiences of which policies work best. Similar considerations apply to the policy response to rising inequality, which will probably continue to accompany the gradual discovery of the best way to organize firms around the new technology. Inequality rises with the widening of the gap in efficiency and market value between firms with new business models and those that have not reorganized. These gaps close only once old processes have been largely replaced.

A educação e a política de concorrência também terão de ser adaptadas. Escolas e universidades devem fornecer às gerações vindouras as habilidades necessárias para trabalhar na economia emergente. Mas as sociedades também precisarão dar um prêmio à reciclagem de trabalhadores cujas habilidades foram degradadas. Da mesma forma, a reorganização da produção coloca novas tensões na política de concorrência para garantir que as novas técnicas não se tornem a província de algumas empresas que aparecem em primeiro lugar na loteria do vencedor. Em um sinal de que isso é o que já está acontecendo, a Oxfam International informou recentemente que oito indivíduos detinham mais ativos do que os 3,6 bilhões mais pobres juntos.

Os monopólios ferroviários do século 19 exigiam a quebra de confiança. Mas a política de concorrência é mais difícil quando os concorrentes futuros são menos propensos a emergir de grandes empresas existentes do que de pequenas empresas com abordagens inovadoras que tenham capacidade de crescimento rápido. Como podemos garantir que o próximo Google ou Facebook não seja engolido por empresas estabelecidas?

Evitando uma corrida para o fundo

Dado o alcance global da tecnologia digital e o risco de uma corrida para o fundo, há uma necessidade de cooperação política semelhante à dos mercados financeiros globais e do tráfego marítimo e aéreo. Na arena digital, tal cooperação poderia incluir a regulamentação do tratamento de dados pessoais, que é difícil de supervisionar de uma maneira específica do país, dada a natureza internacional da Internet, bem como ativos intangíveis, cuja natureza e localização um tanto amorfos podem complicar a tributação das empresas digitais. E os sistemas de supervisão financeira voltados para o monitoramento de transações entre instituições financeiras terão dificuldade em lidar com o crescimento dos pagamentos peer-to-peer, inclusive quando se trata de impedir o financiamento do crime.

A importância da cooperação também implica um papel para organizações internacionais globais, como o Banco Mundial e o Fundo Monetário Internacional. Essas instituições, com seus amplos membros, podem fornecer um fórum para enfrentar os desafios impostos pela revolução digital, sugerir soluções políticas eficazes e delinear diretrizes de políticas. Para ter sucesso, os formuladores de políticas precisarão responder com agilidade às mudanças nas circunstâncias, integrar experiências entre países e questões e adaptar o aconselhamento de maneira eficaz às necessidades dos países.

A revolução digital deve ser aceita e melhorada ao invés de ser ignorada e reprimida. A história das tecnologias anteriores de propósito geral demonstra que, mesmo com deslocamentos de curto prazo, a reorganização da economia em torno de tecnologias revolucionárias gera enormes benefícios a longo prazo. Isso não nega um papel para as políticas públicas. Pelo contrário, é precisamente em tempos de grande mudança tecnológica que são necessárias políticas sensatas. As fábricas criadas pela era do vapor também introduziram regulamentações sobre horas de trabalho, trabalho infantil e condições de fábrica.

Da mesma forma, a economia gig está causando uma reconsideração de regras: por exemplo, o que significa ser autônomo na era do Uber? Para minimizar interrupções e maximizar os benefícios, devemos adaptar políticas sobre dados digitais e tributação internacional, políticas e desigualdades trabalhistas e educação e competição para realidades emergentes. Com boas políticas e disposição para cooperar além das fronteiras, podemos e devemos aproveitar essas tecnologias empolgantes para melhorar o bem-estar sem diminuir a energia e o entusiasmo da era digital.

MARTIN MÜHLEISEN é diretor do Departamento de Estratégia, Política e Revisão do FMI.

ART: Michael Waraksa Opiniões expressas em artigos e outros materiais são de responsabilidade
dos autores; elas não refletem necessariamente a política do FMI.

 

O longo e curto prazo da revolução digital
Classificado como: