ÁSIA: Uma visão positiva sobre as economias dos EUA, Alemanha e Japão ajudou os investidores asiáticos a superar as preocupações com ataques terroristas em Berlim e na Turquia, nesta terça-feira.

Falando na Universidade de Baltimore na segunda-feira, a presidente do Federal Reserve, Janet Yellen, reforçou a importância da graduação para conseguir empregos com salários mais elevados e que as recentes melhorias na economia criaram um mercado de trabalho mais forte em quase uma década.

No mercado de títulos, os títulos do governo dos Estados Unidos avançaram após a maior onda de vendas de seis semanas em mais de sete anos. Segundo analistas, notícias geopolíticas na Turquia e Alemanha aumentaram a demanda por títulos e contribuiu para reduzir os rendimentos dos títulos. O rendimento de títulos do Tesouro dos EUA estabeleceu-se em 2,544% na segunda-feira, em comparação com 2,6% da sexta-feira, o maior fechamento desde setembro de 2014. As notícias positivas da Alemanha também ajudaram os mercados. A economia de US $ 3,5 trilhões (PIB anual) mostrou sinais de “aceleração” no final do ano, segundo o Bundesbank na segunda-feira.

Futuros de obrigações governamentais de 10 anos da China caíram 1,1% após a abertura e fechou em queda de 0,4%, após o banco central da China dizer que a partir do próximo trimestre irá incluir investimentos extrapatrimoniais na sua avaliação de risco das instituições financeiras. A proposta provocou nervosismo no mercado de títulos. A repressão contra gestão de riqueza pesou sobre as ações da China, com o benchmark Shanghai Composite recuando 0,49% e o índice Shenzhen Composite fechando em baixa de 0,14%.  O ponto médio do yuan chinês foi fixada em 6,9468 na terça-feira contra 6,9513 de ontem. O yuan fechou a 6,9506 em relação ao dólar, uma baixa de oito anos.​

O Hang Seng Index de Hong Kong caiu 0,47%. O valor de referência de Hong Kong caiu cerca de 5% nas últimas duas semanas. Segundo analistas, a venda se deve à saída de mercados emergentes, reflexo do dólar dos EUA mais forte. A depreciação rápida do yuan também resultou na saída dos mercados da China e também refletindo em Hong Kong. Os investidores temem que as saídas de capital visto após a vitória de Trump e um yuan mais fraco poderia descarrilar uma economia que tem mostrado sinais recentes de estabilização, informou a Reuters.

O Nikkei Stock Average do Japão fechou em alta de 0,53%, após o Banco do Japão anunciar a sua decisão de manter as taxas de juros em território negativo e manter as metas dos rendimentos dos títulos de 10 anos do governo em torno de zero por cento. O BoJ também elevou sua avaliação da economia pela primeira vez desde maio de 2015, fechando um ano turbulento em uma nota positiva.

Na Austrália, o S & P / ASX 200 fechou em alta de 0,52%, após o Banco Central da Austrália divulgar a minuta da reunião de política monetária de dezembro, que mostrou-se cautelosamente otimista com a economia, apesar de recentes dados mais suave e a tentativa de equilibrar os benefícios de taxas de juros mais baixas contra o risco de maior endividamento das famílias, mas economistas minimizaram a ata, alegando que os o RBA esperava um crescimento no final do ano, mas a queda do PIB foi maior do que o banco central esperava e que os dados da atividade doméstica estavam desatualizadas e que o RBA deve ser mais cauteloso na próxima reunião no início de fevereiro e provavelmente vai revisar para baixo sua previsão de crescimento em 2017. Entre as mineradoras australianas, BHP Billiton caiu 0,9%, Rio Tinto recuou 0,8% e Fortescue Metals fechou em queda de 1,2%.

No mercado de câmbio, o dólar se recuperou, com o índice do dólar, que mede o dólar contra uma cesta de moedas, fechar a 103,41, em comparação com os níveis de cerca de 102 de ontem. O dólar mais forte pesou sobre as moedas asiáticas. O dólar foi buscar 4,4775 ringgit, com a moeda da Malásia tocando seu nível mais baixo desde Janeiro de 1998, durante a crise financeira asiática. A moeda do país emergente foi atingido por um dólar se fortalecendo depois da vitória surpreendente de Donald Trump, caindo 11% desde 08 de novembro.

O iene também enfraqueceu em relação ao dólar, com o par chegando a 117,86 após a decisão BOJ, ante 116,95 de antes da decisão, mas ainda abaixo dos 118 níveis vistos na semana passada. O dólar australiano suavizou em US $ 0,7252, abaixo dos níveis acima de US $ 0,73 da segunda-feira. O euro caiu em relação ao dólar para 1,0382, após a notícia de que um caminhão bateu no centro de Berlim, resultando em pelo menos 12 mortes e ferindo 50 outras pessoas.

A lira turca e rublo russo caiu contra o dólar na segunda-feira depois que o embaixador russo foi baleado na Turquia por um policial fora de serviço em Ancara. Durante comércio asiático de terça-feira, o dólar/lira estava em 3,5169 , enquanto o dólar/ublo foi negociado a 61,9431.

Os futuros do petróleo recuou durante o horário da sessão asiática.

EUROPA:​ As bolsas europeias operam majoritariamente maior nesta terça-feira, apesar de ataques nas capitais alemã e turca.​ Um caminhão se chocou contra um mercado de Natal em Berlim, reavivando memórias do outro ataque com caminhão no sul da França, em julho. Poucas horas antes do incidente em Berlim, o embaixador russo na Turquia foi morto a tiros ao fazer um discurso na abertura de uma galeria. Um policial de folga gritou: “Não se esqueça de Aleppo”, antes de disparar contra o representante russo. Em outra ocorrência, três pessoas foram mortas em um tiroteio em um centro islâmico em Zurique.

O índice Stoxx Europe 600 sobe 0,22% e segue a caminho para o seu maior fechamento em 2016, com a notícia de que o governo italiano está preparando um pacote de resgate de 20 bilhões de euros (US $ 20,80 bilhões) para seus bancos em dificuldades. O fundo Atlante confirmou na segunda-feira que deve seguir com investimentos na apurada Monte Dei Paschi.  Ainda no setor, Lloyds Group disse que estava comprando o negócio de cartão de crédito do Bank of America por cerca de US $ 2,35 bilhões, numa tentativa de impulsionar seus negócios de varejo, enquanto o Departamento de Justiça dos Estados Unidos intimou o Credit Suisse a pagar entre US $ 5 e US $ 7 bilhões para resolver uma investigação sobre sua venda de títulos hipotecários ruins. Suas ações recuam ligeiramente no início do pregão.​​

A London Stock Exchange disse nesta terça-feira que está em negociações com a Euronext, mais opções de venda para a francesa Clearnet LCH, informou a Reuters. Euronext segue entre as ações com melhor desempenho. Empresas de telecomunicações, junto com ações de serviços financeiros e bancos também lideram os ganhos na terça-feira, com o setor de saltando mais de 0,7%. O grupo francês de mídia Vivendi anunciou que continuará a trabalhar no sentido de aumentar a sua participação na italiana Mediaset dentro dos limites de 30%. As ações desta última disparam mais de 14%.

No Reino Unido, o FTSE 100 inicia o pregão em baixa, pesada mais uma vez pelas ações de empresas de mineração e com investidores preocupados com ataques terroristas na Europa. O índice subiu 0,1% na segunda-feira. Entre as mineradoras, Randgold Resources cai 1,16%, seguindo a baixa dos preços do ouro. Glencore cai 0,78%, BHP Billiton e Rio Tinto recuam 0,40% cada. A libra cai frente ao dólar americano e segue comprando a $ 1,2380, ante US $ 1,2406 na segunda-feira em Nova York.

Entre os dados econômicos na região, o preços ao produtor na Alemanha subiu 0,1% em novembro ano a ano, superando as previsões de uma queda de 0,2%. O saldo em conta corrente, uma medida da posição financeira internacional de uma economia, registrou um excedente de EUR28.4 bilhões ($ 29.7 bilhões) em outubro, ante dado revisado para cima de EUR27.7 bilhões em setembro, disse o BCE. Os dados são corrigidos de efeitos de sazonalidade e de calendário.

AGENDA DO INVESTIDOR:
EUA: Não está prevista a divulgação de dados econômicos relevantes.

ÍNDICES FUTUROS – 7h30:
Dow: +0,10%
SP500: +0,12%
NASDAQ: +0,07%

OBSERVAÇÃO: Este material é um trabalho voluntário, resultado da compilação de dados divulgados em diversos sites da internet que são aqui resumidos de maneira didática para facilitar e agilizar a compreensão do leitor. O texto da sessão asiática está no tempo passado e a europeia no presente devido ao horário em que este relatório é redigido. Atentem-se para o horário de disponibilização dos dados.

via HARAMOTO

RESENHA DA BOLSA – TERÇA-FEIRA 20/12/2016